Páginas

15/11/09

UMA CANÇÃO PARA A DÉCADA ZERO












Paula Cristina Gomes
Arcade Fire - "Neighborhood No.2 (Laika)"
(Funeral, 2004)

Podia ser o “Take Me out” ou o “Dark Of The matinee” dos Franz Ferdinand, pela festa em que transformaram a década... podia ser o “Obstacle 1”, o “Evil” ou o “Take You On A Cruise” (a minha preferida) dos Interpol, porque eles marcaram musical e emocionalmente a minha década... podiam ainda ser o “Last Nite” dos Strokes, qualquer uma dos National... e estaria aqui o resto do dia a inventariar temas que ouvi muitas e muitas vezes numa década que de zero só mesmo o título. Mas a minha escolha vai para o “Neighborhood No.2 (Laika)” dos Arcade Fire, por razões menos óbvias: porque aquele caos melódico é dos mais sedutores que alguma vez escutei, porque emana uma energia anormal – intensa e arrebatadora –, porque agita e perturba, porque me faz lembrar um ritual... e porque tenho a convicção que é daquelas músicas que vale, por si só, um concerto. Uma mágoa: não ter feito parte do alinhamento da actuação no Super Bock Super Rock. Haverá certamente uma próxima!

4 comentários:

P. disse...

Boa escolha..é uma das minhas preferidas dos AF.
Mas se falas em em "caos melódico", "intensidade arrebatadora" e "energia anormal", para mim só há uma banda que me provoca essa mistura de sentimentos.
De seu nome: Interpol.

asperezas disse...

Permitam-me manifestar a minha opinião: mto bom exercício sobre influências Bowie-Eno-Byrne. Não é desta década mas é bom.

Isab disse...

É sem dúvida uma das minhas músicas favoritas também! Uma delícia. Boa escolha!

Anónimo disse...

A pergunta aqui não é "Onde é que estava no 25 de Abril?" Mas sim, "Onde é que estava a primeira vez que ouviu esta musica?"
Eu, ainda um estudante, estava em casa a ver a SIC Radical e a preparar-me para ir para a cama. Nunca mais me esqueci deste nome.