Páginas

29/10/09

UMA CANÇÃO PARA A DÉCADA ZERO















Inês Meneses
Rufus Wainwright - "Poses"
(Poses, 2001)

Se me pedissem uma banda da década, escolheria sem hesitar, Arcade Fire. Eles tiveram a capacidade de reconciliar apaixonadamente uma geração (a minha) com a música, e pôr gente muito nova a ouvi-los, abrindo caminho a outras descobertas.
Mas não foi a banda da década que me foi pedido, e como uma canção pode revelar muitas coisas de nós próprios, escolhi "Poses" de Rufus Wainwright. "Poses" tem a melancolia e o drama. E isto faz-me estranhamente feliz. Se esta música tivesse uma fotografia, seria o nevoeiro da manhã, ou uma longa viagem durante a noite. E depois o Rufus é o homem gay que ao mesmo tempo que faz chegar as suas intenções longe, sabe também rir-se de si próprio. Poses.
E há a respiração dele que muitos não suportam, e eu amo. Faz dele muito mais real.
E de mim também.
Poses.

7 comentários:

Anónimo disse...

para quê tentar traduzir em palavras as nossas percepções se temos a Inês Meneses para as dizer por nós. Sobra mais tempo para ouvir

lolita disse...

Merecido!

Anónimo disse...

És linda Inês.

Luis disse...

excelente escolha...

Delegado de Turma do 11ºF disse...

Caro Dr. Ramos não seja precipitado na avaliação dos sintomas da subida dos Kings of Convenience.

dream_brother disse...

que crueldade esta coisa de escolher uma canção da década...

Porém, e recordando os últimos 10 anos de música, julgo que a minha escolha recairia sobre «Flugufrelsarinn» dos Sigur Rós. O tema que ainda hoje me consegue emocionar verdadeiramente.

Apesar de ter sido editado em 1999, só me 2000 é que a descobri (como a maior parte das pessoas).

Abraço à equipa e parabéns pelo bom trabalho.

Filipe Custódio

Anónimo disse...

parabéns pela coragem de conseguir decidir entre a 'poses' e a 'dinner at eight'. eu nunca me atreveria...
mm