Páginas

27/10/09

UMA CANÇÃO PARA A DÉCADA ZERO















Tiago Castro
The Strokes - "Last Nite"
(Is This It, 2001)

A primeira vez que ouvi os Strokes estava longe de imaginar que se tornariam naquilo que são hoje. No entanto naquelas primeiras audições, em que estava a descobrir a banda nova iorquina, sentia que algo estava a mudar no panorama musical. A descoberta aconteceu através do primeiro EP e por uma série de temas ao vivo. A voz distorcida lembrava o Lou Reed dos Velvet Underground e os instrumentos remetiam imediatamente para o punk e new wave da Nova Iorque de 70 e 80. Era um vislumbre do que iria acontecer durante a década....Existem uma série de canções essenciais associadas à emergência inicial da banda, mas há uma que sintetiza tudo: "Last Nite". Está lá tudo! A energia, o ritmo dançável, o reciclar de ideias e o estilo dos cinco Strokes, todos muito cool! Que inveja! "Last Nite", tema que surge pela primeira vez no EP Modern Age e depois no álbum de estreia Is This It, começava a ditar as regras para a década que então começava. Resistiu ao passar do tempo e é sem dúvida uma das músicas que deixa bem vincada a sua marca nestes últimos 10 anos.


9 comentários:

Radarhead disse...

Punk, New Wave, Ramones e porque não Ian Dury?
Muito bom RadaR.

lolita disse...

Sem dúvida, um clássico!

Anónimo disse...

a primeira vez que vi e ouvi este clip pensei que se tratava de um novo projecto de Mike dos FNM, mas estava enganado :)

Emanuel disse...

Muito bem escolhido Tiago.

Joana Mariano disse...

Independentemente do que tenham criado ou venham a criar no registo musical, Is This It fez uma ruptura com tudo o que tinha sido feito até aí e estabeleceu as bases do que tem sido criado nesta era. É o corte epistemológico musical, e que saudades de uma sonoridade que me desse o que esta me deu.

C disse...

Palavras lindas! Eles merecem. Só é pena que os próprios não as leiam, talvez lhes fizessem bem. A gravação do novo álbum está a ser muito complicada e espero que a banda não chegue ao fim com a década.

("Que inveja!"... Why? You are very cool too)

Anónimo disse...

Não sei concretamente o que é um "corte espistemológico musical"... mas foi sem dúvida mais ou menos algo do género

asperezas disse...

indispensável

Diego disse...

Para mim, is this it é o album da década.